segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Camisa III e a questão do roxo.

Na manhã de hoje, foi lançada o novo terceiro uniforme do Timão, novamente com a cor roxa, tão detestada por parte da torcida. Porém, eles pegaram leve dessa vez: a camisa tem menos roxo do que na edições anteriores. A cor só aparece em uma cruz que homenageia São Jorge, mais detalhes na foto.

Essa camisa já não era novidade pra ninguém, porque nos últimos dias saíram várias imagens de como seria essa camisa, a primeira delas foi essa a que chegou mais perto, com a cruz roxa; as diferenças são só o patrocínio e a gola:


Um pouco depois, saiu outra foto, que parecia um pouco menos - mas, cá entre nós era bem mais bonita. Só o contorno da cruz, daria significado à camisa sem polêmicas. Eu só mudaria o escudo, colocaria o contorno do atual, ou deixaria só o contorno desse aí (sem as coisinhas do lado):


Depois dessa última imagem, surgiram rumores de que a camisa do centenário não teria a cor roxa, mas, a insistência do marketing nessa cor continua...

O novo uniforme foi lançado com o tema de espírito guerreiro, e, coincidentemente (ou não), isso aconteceu menos de 24h depois de uma partida na qual os jogadores usaram todo esse espírito...

A iniciativa do marketing do Timão e da Nike, de homenagear São Jorge e o esse espírito guerreiro que tanto faz parte da história do Timão (e que esse ano vai fazer MUITO mais) foram fantásticas, fato. Mas a estética desse uniforme é bem esquisita, na minha opinião. Não gostei. E, não: isso não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o roxo, apesar de eu achar que essa história já deu, é só o uniforme que não me agradou, de cara.

E isso nos remete à uma questão polêmica já dita: o roxo. Num terceiro uniforme, usado pouco, dá até pra aceitar... O problema e motivo de tantos protestos é: praticamente tudo lançado tem uma versão roxa. O mini-mosqueteiro têm versão roxa, as babylooks, como aquela "Eu Nunca Vou Te Abandonar", tem versão roxa, os chaveiros têm versão roxa, TUDO tem versão roxa... assim não dá, né ?!  Além de ser exagerado, surege uma tricolorização eca! do nosso Timão.. E como diz a música: "O Corinthians é PRETO e BRANCO, onde passa deixa encanto..."

Não tenho nada contra a cor (pra falar a verdade, como se diz por aí, "adooooorooo" roxo), nem contra o conceito de de 'Corinthiano Roxo', muito menos contra um terceiro uniforme (uma ideia que, aqui no Brasil, é inovadora ainda), que fique bem claro; mas, um "tendencionismo" que possa manchar a tradição do nosso Timão, tem que ser repudiado por nós torcedores. Se isso continuar, crianças de 5,6 anos, irão sair falando: que Corinthians é "PRETO, BRANCO e ROXO". E isso é INADIMISSÍVEL.

Além disso, não tem base NENHUMA o uniforme do centenário ser roxo: a primeira camisa, de 1913, era meio bege, depois todas as outras alvinegras, e só em 3, dos 100 anos de história, tivemos camisas com a cor roxa... não faz sentido!

E é claro, que a nova camisa surtiu efeitos: Flávio Prado, jornalista da TV Gazeta, disse no programa "Gazeta Esporta" quea camisa era de coveiro; no site da ESPN, que permite comentários nas notícias, muitos rivais recalcados falavam que a cruz era porque o Timão ia carregar uma cruz esse ano; que parecia caixão, por causa da Libertadores; que parecia uniforme de funerária... Enfim, um monte de bobagem. Bobagem e falta de respeito. Um manto do CORINTHIANS, por mais "esquisito" que seja, tem que ser respeitado. Independente do gosto, essa camisa têm e MUITO significado, e, nós, ou uma parte de nós, querendo ou não, vai ser ELA que comemorará o centenário do Timão...

E, sobre a semelhança com a da Inter de Milão: a cruz deles, é a bandeira de Milão, e a nossa é a de São Jorge, NADA a ver (a não ser que São Jorge também seja padroeiro da Inter, o que eu duvido muito).


Eu até defendia o roxo, mas já passou da conta,  e só pra não perder o costume...

Pra quem também não curtiu essa camisa, uma má notícia: quarta-feira, contra o Ponte Preta o Timão jogará com ela... Tomara que dê sorte! Se minha "teoria" tiver certa, vai dar sim: a camisa de 2006 (preta com listra dourada), era linda e deu azar, então... VAI CORINTHIANS! o/

Agora, me falem: custava "refazer" a primeira camisa, com o primeiro escudo ? Comemoraria o centenário com um pouco mais de tradição. Enfim...

VAMO QUE VAMO, TIMÃO!
ROXO É O CARALHO, BRANCO E PRETO É A COR DO CENTENÁRIO!!
RESPEITEM A TRADIÇÃO!!


E VOCÊS ? O QUE ACHARAM DA NOVA CAMISA ?

Um comentário:

  1. Disse tudo, o problema não é o roxo, o problema é usar ele como se fosse uma 3ª cor do Corinthians e manchar a tradição alvinegra.Eu adoro a 1ª camisa roxa, ate tenho uma que é meu xodó, pelas circunstancias como ganhei ela.Mas essa camisa nova, com excessão a cruz de São Jorge, foge da tradição.Aqui é Corinthians!Aqui é Preto no Branco!Vai Corinhtians!

    ResponderExcluir