Acho que já vocês já perceberam que eu gosto de "republicar" alguns textos. E, justamente hoje, na data da estreia do Timão na Liberta, nada melhor do que um texto sobre o assunto.
Post original em: http://acorinthiana.wordpress.com/2010/02/24/a-libertadores-e-inegavelmente-um-grande-desejo-dos-corinthianos/
" Gente, o José (não sei o sobrenome dele), deixo o texto a seguir como comentário no meu post anterior. Achei o texto perfeito, por isso fiz esse post. José, faço minhas as suas palavras, obrigada pelo texto, espero que você apareça.
Por José Corinthiano
A Libertadores é, inegavelmente, um grande desejo dos corinthianos. Afinal, é o título que falta para um clube que, em 100 anos, cumpriu uma trajetória iniguável, partindo dos campos de várzea e atingindo a posição de clube mais importante do país mais importante do futebol. E a isso se soma o fato de ser um título já conquistado por todos os nossos principais rivais estaduais.
Mas vamos devagar com as coisas. O Corinthians já é o time mais importante e glorioso do país, independentemente de não haver conquistado, ainda, uma Libertadores. Nós somos os maiores campeões do campeonato estadual mais importante, o Paulistão, com 26 títulos. Nós somos os maiores campeões do torneio regional mais importante, o Rio-São Paulo, com 5 títulos. Nós somos os maiores campeões nacionais, com 7 conquistas, sendo 4 títulos do Brasileirão e 3 da Copa do Brasil. Nós já conquistamos um título geografica e qualitativamente superior à Libertadores: o Mundial. Somos o primeiro clube campeão do mundo.
Ganhar a Libertadores é, sim, difícil. Porém, vejam o Cruzeiro: ganhou duas vezes a competição continental antes de conquistar o seu primeiro campeonato brasileiro. O São Paulo ficou sem ser campeão brasileiro por quinze anos, de 1991 a 2006, e, nesse período, ganhou três vezes a Libertadores. Sem falar que ganharam três Libertadores mas nunca ganharam a Copa do Brasil em sua história (e tentaram…e tiveram derrotas doídas…).
Não se trata de dizer que as uvas estão verdes. Mas o significado da Libertadores para o Corinthians vai além do seu valor intrínseco, de ser o mais importante torneio continental na América e de garantir vaga no Mundial. A Libertadores é importante justamente porque o Corinthians não a ganhou. Afinal, a não-conquista da Libertadores é uma das maiores (se não for a maior) das bandeiras dos anti-corinthianos. Quando o título vier, vão, com certeza, desvalorizá-lo: já não é o que era, o juiz ajudou, bom mesmo era no tempo da intercontinental…
Enfim, temos que ganhar a Libertadores, sim. Se for este ano, ótimo. Vai ter um sabor parecido com o do nosso primeiro Brasileirão, em 1990. Melhor, talvez. Mas, com certeza, não vai nos proporcionar aquela sensação de triunfo supremo, de primeiro de todos, de maior de todos, como a sensação da conquista do 1° Mundial de Clubes, em 2000. E, muito menos, não há conquista da Libertadores capaz de atingir a emoção inigualável, indescritível, do dia da libertação, o 13 de outubro de 1977. "
O que eu posso dizer ? Perfeito! Tu falou TUDO, José!
VAMO QUE VAMO, TIMÃO!!
E QUE VENHA A LIBERTA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário