sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Não quero TOYOTA, e nem Gurgel; é nóis na FIFA !


Independentemente do meu "atraso" e daqueles problemas conhecidos com a minha internet, não deixaria de jeito nenhum de celebrar essa data tão importante pra história do Timão: ontem, 14 de janeiro, comemorou-se uma década da conquista do Mundial, o primeiro organizado pela Fifa - e sediado no Brasil.

E, diferentemente, da "copa intercontinental" (Que definia o vencedor através de um jogo sediado no Japão,entre o campeão da Libertadores, e o campeão da Copa dos Campeões, da Europa), o primeiro Mundial da Fifa teve representantes de todo o planeta. E esses foram: Al Nassr (Arábia Saudita) - campeão da Supercopa da Ásia de 98-;  Raja Casablanca (Marrocos) - campeão da Liga dos Campeões da África de 99-; Real Madrid (Espanha) - campeão da Copa Intercontinental de 98-; Manchester United (Inglaterra) - campeão da Copa dos Campeões de 99-; Necaxa (México) - campeão das Copa dos Campeões da Concacaf de 99-; South Melbourne (Austrália) - campeão da Copa dos Campeões da Oceania de 99-; Vasco (Brasil) - campeão da Libertadores de 98 e o Corinthians, convidado por ser campeão do país-sede em 98 e 99.

O fato de dois clubes brasileiros de estados diferentes estarem na competição, facilitou a organização do torneio em sedes: SP (Morumbi) e RJ (Marcanã).


                                     O caminho até o título

Na fase de grupos, o Corinthians teve os seguintes jogos:

Corinthians 2 X 0 Raja Casablanca: Gols de Luizão, aos 5, e de Fábio Luciano, aos 20 minutos do 2º tempo.
Nesse jogo, houve um erro de arbitragem que acabou favorecendo o Timão: a bola não entrou e o juíz marcou o segundo gol.

Corinthians 2 X 2 Real Madrid: Gols de Anelka, aos 19 do 1º tempo e aos 25 do 2º tempo (Real Madrid); Edílson, aos 28 do 1º tempo e aos 18 do 2º tempo (Corinthians).
Esse jogo foi sensacional, belos gols dos dois times, e, é claro, destaque pra Edílson que, além de ter marcado os dois gols, botou o Roberto Carlos "no bolso", e passou a bola debaixo das pernas do zagueiro Karimbeau (foto).



Corinthians 2 X 0 Al Nassr: Gols de Ricardinho, aos 25 do 1º tempo, e Rincón, aos 37 do 2º tempo.
Antes do jogo, os torcedores foram ao Morumbi torcer para o Raja Casablanca (que jogou contra o Real Madrid) pra que o Corinthians se classificasse: os marroquinos perderam de 3 a 2, e, com a vitória por 2 a 0 do Timão, pelo saldo de gols (4 a 3), estávamos na final contra o Vasco, que havia se classificado no outro grupo.


A final, contra o Vasco foi, como dizem por aí, um teste pra cardíaco: 0 a 0 no tempo regulamentar; 0 a 0 na prorrogação, e, a disputa seguiu para os pênaltis, os cobradores foram: Rincón (0-1); Romário (1-1); Fernando Baiano (1-2); Alex Oliveira (2-2); Luizão (2-3); Viola (3-3); Edu (3-4), Gilberto (3-4) penalidade defendida por Dida; Marcelinho Carioca (3-4) penalidade defendida por Helton e Edmundo, que chutou pra fora, dando o título de Campeão Mundial pro Timão.



Abaixo, um vídeo com todos os gols da campanha do Corintihans:



Até hoje, uma década passada do título, muitos anti-corinthians ainda dizem que não valeu nada, que foi só um "torneio de verão", alegando que pra ser campeão do mundo, primeiro teríamos que conquistar o continente (ou seja, a Libertadores)... É lógico que isso é pura lorota... Os Mundiais da Fifa disputados em Dubai, ou em outro lugar, também tem representantes do país-sede, mas, a diferença, é que a maioria desses "representantes" não vai bem, não tem tanta notoriedade, quanto teve o Corinthians, simplesmente.. Foi uma das melhores épocas do Timão o bi-tri brasileiro, isso só foi coroado com reconhecimento internacional, muito merecidamente, cá entre nós...

Sobre isso, a Gazeta Esportiva perguntou a Fifa sobre "quem era ou não" campeão mundial, vejam o fax de resposta:

http://www.gazetaesportiva.net/upload/imagem/pergunt-gazeta.gif


Eu não sou a "mestra" do inglês, mas, dá pra saber que basicamente: a Gazeta pergunta sobre os outros "mundiais", se eles são reconhecidos e se o Corinthians é o primeiro campeão mundial, e Fifa responde que não reconhece esses torneios,e que sim, o Corinthians é o primeiro campeão mundial.

Todos os corinthianos sabem que esse foi o ápice da história do Timão, o título de maior importância.. mas, particularmente, quando se fala no "mundial de 2000", eu lembro de quando eu "virei a casaca", e decidi ser corinthiana.. É estranho falar isso: decidi torcer... Mas foi isso que aconteceu comigo na época. Eu era bem pequena, não entendia muito, só sabia que o Corinthians era o melhor: o melhor do estado, o melhor do país (duas vezes seguidas!), e, agora, o melhor do mundo... e isso era o suficiente pra fazer de mim uma corinthiana, eu torcia pro melhor, pro Campeão dos Campeões... E o grito da final é marcante pra mim: cresci com minha tia, corinthiana fanática, "buzinando isso" no meu ouvido, e acabei com um blog com o nome desse hino... Tem como eu esqueçer esse Mundial ?!

Pra finalizar, a música que a Gaviões fez depois do título:



Pode acreditar, Timão é campeão do verdadeiro Mundial ... 




VAMO QUE VAMO, TIMÃO!!
SE CORTEM, INVEJOSOS! SOMOS OS PRIMEIROS!!
E AÍ, VÃO QUERER DISCUTIR COM A FIFA ?! 


Fiquem ligados, que domingão começa o Paulista, e, á noite, "23 Anos em 7 segundos" na Band !
** E a enquete ainda tá rolando, não se esqueçam !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário